Aproxima-se a passos largos aquela época mágica que toma lugar uma vez por ano, o Natal, um período carregado de simbolismos que é celebrado mundialmente e que marca o nascimento físico do Phodorico (sim, porque o Phodorico, como entidade imortal e omnipresente que é existe desde a Génese do Universo, aliás, não fora ele e o Universo não teria tido uma Génese).
É verdade essa bela altura do ano que enche as caras de sorrisos, os corações de calor e as caixas de correio de panfletos/prospectos/folhetos está mesmo à porta, uma das provas disso (para além da cada vez mais óbvia presença do frio e das iluminações natalícias e das decorações nas montras das lojas etc.) é o súbito aumento da duração dos intervalos na televisão (é mesmo verdade que no Natal tudo é possivel!!) passando estes a ser preenchidos na sua totalidade por publicidade a todo o tipo de brinquedos e afins dedicados a crianças de todos os sexos e idades (de macho a fêmea, passando pelos intermédios e dos 0 aos 90 com os devidos intermédios também incluidos).
Quando digo "todo o tipo de brinquedos e afins" quero mesmo dizer TODO o tipo de brinquedos e afins e não apenas alguns tipos de brinquedos e afins, o que é algo que me perturba profundamente.
O que achar quando se vê uma publicidade em que se aparecem umas pobres inocentes crianças com um ar de felicidade estampado ao som de um jingle irritante (mas que ao mesmo tempo toda a gente sabe de cor) de volta de uma boneca cuja caracteristica especial é mijar-se toda? E quem diz mijar-se diz um outro qualquer acto de baixo teor higiénico (mas que por algum motivo desconhecido leva as crianças a um estado de quase extase). É no mínimo um espectáculo grotesco não concordam?
Mas nem só de coisas más se fazem as publicidades natalícias (se bem que são raras as esxcepções) e ao fim de algum tempo de habituação estes reclames começam a desenvolver no seu publico alvo (e no outro também) algumas capacidades de adivinhação tornando possivel saber quais os 7 próximos reclames pela ordem correcta (um dom que seria muito melhor aplicado a adivinhar os 5 números do E*roMilhões e as respectivas 2 estrelas prefazendo um total de 7 números). Alguns destes reclames atingiram inclusivamente o estatuto de verdadeiros clássicos tendo sido exibidos repetidamente ao longo dos últimos muitos anos ou mais, como é o caso dos 3 ou 4 da Pl*ymobil que dão sempre seguidos (quem não conhece o Assalto ao Castelo? "Os valentes cavaleiros vencerão!!!") ou, voltando aos casos menos higiénicos (e consequentemente aos exemplos de má publicidade natalícia), e apesar de estes serem fenómenos relativamente mais recente, mas nem por isso menos conhecidos, temos o "Pirulim pim pim pirulim pim pim! Pim pim pim pim pim pim!!!! Ele faz xixi!!", que, imaginem só, é um bebé que expele líquidos pelo genital, e o "É o meu B*bi Pipi! Come, caga e faz xixi!! Ele é meu amigo!!", um cão que também tende a expelir os excessos do seu corpo... é triste...
Quando nos referimos ao Natal não nos podemos esquecer de referir o carro, papel higiénico, mota, avião, sanita, helicóptero, jipe, escova de dentes do Sp*derman ou as centenas de bonecas B*rbie (alta costura, princesa das arábias, adepta do sado-masoquismo, astronauta entre outras).
Estes execráveis espectáculos de atentado ao pudor são algo tradicional do Natal ao ponto de não ser Natal se não se verificassem...
Feliz Natal e façam o favor de serem felizes (como diria o grande sábio João Carlos Silva)!
Notas:
É verdade essa bela altura do ano que enche as caras de sorrisos, os corações de calor e as caixas de correio de panfletos/prospectos/folhetos está mesmo à porta, uma das provas disso (para além da cada vez mais óbvia presença do frio e das iluminações natalícias e das decorações nas montras das lojas etc.) é o súbito aumento da duração dos intervalos na televisão (é mesmo verdade que no Natal tudo é possivel!!) passando estes a ser preenchidos na sua totalidade por publicidade a todo o tipo de brinquedos e afins dedicados a crianças de todos os sexos e idades (de macho a fêmea, passando pelos intermédios e dos 0 aos 90 com os devidos intermédios também incluidos).
Quando digo "todo o tipo de brinquedos e afins" quero mesmo dizer TODO o tipo de brinquedos e afins e não apenas alguns tipos de brinquedos e afins, o que é algo que me perturba profundamente.
O que achar quando se vê uma publicidade em que se aparecem umas pobres inocentes crianças com um ar de felicidade estampado ao som de um jingle irritante (mas que ao mesmo tempo toda a gente sabe de cor) de volta de uma boneca cuja caracteristica especial é mijar-se toda? E quem diz mijar-se diz um outro qualquer acto de baixo teor higiénico (mas que por algum motivo desconhecido leva as crianças a um estado de quase extase). É no mínimo um espectáculo grotesco não concordam?
Mas nem só de coisas más se fazem as publicidades natalícias (se bem que são raras as esxcepções) e ao fim de algum tempo de habituação estes reclames começam a desenvolver no seu publico alvo (e no outro também) algumas capacidades de adivinhação tornando possivel saber quais os 7 próximos reclames pela ordem correcta (um dom que seria muito melhor aplicado a adivinhar os 5 números do E*roMilhões e as respectivas 2 estrelas prefazendo um total de 7 números). Alguns destes reclames atingiram inclusivamente o estatuto de verdadeiros clássicos tendo sido exibidos repetidamente ao longo dos últimos muitos anos ou mais, como é o caso dos 3 ou 4 da Pl*ymobil que dão sempre seguidos (quem não conhece o Assalto ao Castelo? "Os valentes cavaleiros vencerão!!!") ou, voltando aos casos menos higiénicos (e consequentemente aos exemplos de má publicidade natalícia), e apesar de estes serem fenómenos relativamente mais recente, mas nem por isso menos conhecidos, temos o "Pirulim pim pim pirulim pim pim! Pim pim pim pim pim pim!!!! Ele faz xixi!!", que, imaginem só, é um bebé que expele líquidos pelo genital, e o "É o meu B*bi Pipi! Come, caga e faz xixi!! Ele é meu amigo!!", um cão que também tende a expelir os excessos do seu corpo... é triste...
Quando nos referimos ao Natal não nos podemos esquecer de referir o carro, papel higiénico, mota, avião, sanita, helicóptero, jipe, escova de dentes do Sp*derman ou as centenas de bonecas B*rbie (alta costura, princesa das arábias, adepta do sado-masoquismo, astronauta entre outras).
Estes execráveis espectáculos de atentado ao pudor são algo tradicional do Natal ao ponto de não ser Natal se não se verificassem...
Feliz Natal e façam o favor de serem felizes (como diria o grande sábio João Carlos Silva)!
Notas:
- O texto que está escrito desta forma: "sim, este texto" significa que deverá ser trauteado no ritmo correcto, ou seja, representa uma das irritantes jingles referidas anteriormente;
- Tomei algumas liberdades no que toca aos acessórios do Sp*derman e às indumentárias da B*rbie, não estando 100% certo da existência de algumas delas, mas confesso que seria interessante ver a B*rbie com uma roupa S&M de cabedal cor-de-rosa .
Runcolho
10 comentários:
pois e, pois e, o Natal esta mesmo ai!
E o nosso Tunkie nao poderia ter escolhido melhor data para postar este seu artigo, visto que nos encontramos exactamente a um mes daquela data.. ; )
Ah..quanto as tais bonecas...em miuda tmb sonhava com elas..ptnt nada de ser mauzinho ;p
E ja agora, uma noticia que li hj:este ano os tugas vao ser mais forretas a dar prendinhas..la esta..e o reflexo da crise..Desta vez, tmb o pai natal tera que apertar o cinto..;)
Seja como for, lembremo-nos do vddro significado do Natal***Um bom natal a todos os membros do staff e a tdos/as fas
p.s.-fui apanhar morangos )lol
Esta é uma questão polémica, sim senhor. Parte de mim sente-se obrigada a concordar com a perversidade que o cenceito Natal toma quando usado em publicidade; por outro, a criança que há em mim faz questão d relembrar que quando era mais pequena (à um ano atrás, digamos) ligava a TV exclusivamente para esses momentos encantadores de catálogos animados com sugestões de brinquedos para a lista ao Pai Natal.. *snif* (emoção profunda).
Já que mencionaram Jingles, n podem esquecer o Hit de vários anos consecutivos: Leopoldina!!! Quem não se lembra do "Benvindo ao mundo encantado dos brinquedos onde há reis, princesas, dragões..".
Esses brinquedos todos sobre genitalia cheira-me que tem qualquer coisa haver com o facto dos putos se encherem de curiosidade com o pipi e pilinha por volta dos 5/6anos (não sei pra quê, inda n os podem usar para fins produtivos!). Ou talvez o pessoal dos anúncios se encontre tão entretido a pensar na sua *prenda especial* de Natal que quando vão a reparar já há inuendo em todo lado!!
Melhores comentários -->
"essa bela altura do ano que enche as caras de sorrisos, os corações de calor e as caixas de correio de panfletos"
"é o súbito aumento da duração dos intervalos na televisão (é mesmo verdade que no Natal tudo é possivel!!)"
Excelentes escrita, como já é hábito!:)
Feliz época pré-natalícia, ou antes: época-de-gastar-até-não-poder-mais-com-consciência-limpa-de-quem-nao-vai-comprar-para-consumo-próprio.
Nada mais a acrescentar! Um dos membros do staff falou, e está dito!!
5 Estrelas!!!
*Jingle* Feliz Natal!! *Jingle*
House Music Awards Winners 2005!
Track of the Year Blaze – Most Precious Love (Defected)
DJ of the Year David Guetta
Label of the Year Defected
Artist of the Year Mylo
Outstanding Remix Tiefschwartz – Spectrum “Kinda New” (Playhouse/Non-Stop Records)
Album of the Year Mylo – Destroy Rock N Roll (Breastfed)
Most Innovative Producer Martin Solveig
Breakthrough Producer Steve Angello
Breakthrough Label Breastfed
PIONEER Breakthrough DJ Shapeshifters
ONEPHATDEEVA Outstanding Vocal Barbara Tucker - Most Precious Love (King Street Sounds/Defected)
Best Club Night Defected in the House
Sol Best Venue Space, Ibiza
Best Video Basement Jaxx – Oh my Gosh (XL)
Festival Event of the Year Creamfields, Merseyside
Best Live Set David Guetta @ KissDaFunk
Outstanding Radio Show Roger Sanchez, Release Yourself, Galaxy Network
Best Live PA Barbara Tucker
Best Radio Station 1Xtra
Best Web Resource DontStayIn.com
Most Innovative Technology Pioneer DVJ – X1
Best Independent Store Juno
Standout Track WMC Audio Bullys – Shot Me Down (Virgin)
Standout Event WMC F*** Me I’m Famous @ Mansion
Best Download Site I Tunes
Best Mag Mixmag
Outstanding A&R Subliminal – Erick Morillo
_Anfi_
strawberry: Verdade seja dita... o Pai Natal bem que andava a precisar de apertar o cinto...
ogee: A Leopoldina, esse hino natalício! Não me esqueci, simplesmente não o quis mencionar devido ao carácter malicioso e até perverso anexo a essa publicidade (apesar a maioria das pessoas não ter reparado, o Staff sabe da mensagem subliminar que ele transmite e, devo acrescentar, não é nada bonita)
Ripado: Um Natal Mau P'rá Phoda pra ti também!
Aproveito esta oportunidade para pedir um favor às fãs e apelar ao seu bom-senso:
Ignorem o anterior comment do Anfilófio...
Wakizashi: ... indeed... (-_-')
\-\3'/ Anfilófio, \\/h47 t3h |oh|_|[k \/\/4§ 7h47? /-/0us3 !z t3h suXX0rz!!!1 O,u£|214 74|||83||| |)iZ3|2 O,u3 4[h0 4 Leopoldina €x7r€m4m£n73 0|oh3ns1\/4!!!!!11 §31 740 |3£||| {0|\/|o 0 Staff 4 s|_|4 p3|2\/£|2s1|}40!!!!1 |_|m Natal Xung'á Brava!!!!!!!!!
Anfilófio, esse post...lololo.
1337 d00d: 7|_| 3§ |_||v|
53|\||-|0|2 !!!!!11oneeleven
ogee: eu tinha pedido pra ignorar... que falta de consideração!! ^^
Runcolho: as minhas mais sinceras desculpas mas era um post demasiado a despropósito para simplesmente ignorar:p.
PS - Ansiosa por novo "material".
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